08 Março

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Aviso/Tempo

Ciclone traz risco de chuva intensa e vento forte



A MetSul Meteorologia alerta para um cenário meteorológico muito preocupante que vai se estabelecer no Sul e parte do Sudeste do Brasil nesta sexta-feira e durante o fim de semana. Um centro de baixa pressão vai se deslocar do Norte da Argentina para o Sul do Brasil entre amanhã e sábado, instabilizando muito a atmosfera na região com chuva forte a localmente intensa com risco ainda de temporais isolados de vento e granizo. No sábado, o centro de baixa pressão se aprofunda sobre o Estado, proporcionando condições para o registro de chuva forte a torrencial, principalmente nas Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul.


Ao ingressar no Atlântico, entre sábado e domingo, o sistema de baixa pressão deve se converter em um ciclone extratropical com acentuado aprofundamento, podendo caracterizar o que se chama de ciclogênese explosiva ou bombogênese (formação de ‘bomba meteorológica’), isto é, um ciclone que apresenta queda de pressão em seu centro de 24 hPa ou mais em 24 horas. O ciclone, então, se afastará do continente no decorrer do domingo, mas ainda estaria relativamente próximo da costa à medida que seguiria se intensificando. Modelos computadorizados chegam a projetar valores de pressão ao redor de 990 hPa no sábado no Litoral Norte gaúcho e de 985 hPa para o centro do ciclone sobre o mar no domingo. Para segunda-feira, quando o sistema estará distante do continente, há simulações indicando pressão mínima central de 970 hPa a 975 hPa.


O sistema teria trajetória muito semelhante ao ciclone da primeira semana de maio do ano passado, pela Metade Norte gaúcha, quando houve um forte impacto por chuva e vento na Capital, Grande Porto Alegre, Litoral Norte e Sul de Santa Catarina, apesar de nenhum sistema ser igual ao outro. Naquele oportunidade, a chuva em apenas 24 horas variou entre 95 milímetros e 215 milímetros em Porto Alegre. Os modelos, em suas últimas saídas, têm indicado entre 80 e 100 milímetros na área da Capital para a sexta-feira e o fim de semana, mas cabe recordar que no episódio de maio passado as projeções subestimaram a chuva. Em Porto Alegre, a nebulosidade aumenta no decorrer da sexta-feira e o ar segue abafado. Não se descarta chuva, ocasionalmente forte, em especial na segunda metade do dia. O dia de maior risco para a Capital é o sábado, quando a chuva pode ser forte a ocasionalmente torrencial com possibilidade de elevados volumes em curto período, o que sempre traz o perigo de alagamentos.


O risco de vento forte com rajadas ocasionalmente intensas por 6 a 12 horas seguidas durante o fim de semana também deve ser considerado, sobretudo no Leste do Rio Grande do Sul, o que inclui Porto Alegre. Os modelos computadorizados projetam até 60 km/h para a Capital, mas não descartamos rajadas mais intensas, dependendo do ritmo de intensificação do sistema de baixa pressão. Em caso de rápido aprofundamento, o que é sinalizado por algumas simulações, não poderia se afastar a possibilidade de rajadas de vento muito fortes na área urbana de Porto Alegre. Como o Guaíba segue com o nível alto, a perspectiva de vento forte do quadrante Sul oferece o risco de represamento importantes das águas. Com a chuva, a temperatura se manterá baixa ao longo do sábado em Porto Alegre, variando entre 18ºC e 23ºC.


No domingo, com o ingresso de ar mais seco pelo Oeste, o tempo começaria a melhorar no Sul do Brasil com o retorno do sol, mas a circulação de umidade ciclônica manteria a instabilidade no Nordeste gaúcho, incluindo a região de Porto Alegre. O dia ainda teria período de maior nebulosidade com chance de chuva principalmente entre a madrugada e o período da manhã, mas não se descarta que o sol apareça no decorrer do dia. O vento deve soprar com intensidade moderada, contudo ainda poderá apresentar rajadas fortes em alguns momentos. (Meteorologista Eugenio Hackbart / MetSul Meteorologia)


http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=20&p_secao=4

Nenhum comentário:

Internet por energia elétrica

TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS

61,% Assista, Salários

Grande Hotel

Grande Hotel
OPINE

http://movimentogotadagua.com.br/