08 Março

quarta-feira, julho 15, 2009

Ferrovia

A interligação de sete municípios da Zona Sul do Estado – Pelotas, Capão do Leão, Pedro Osório, Cerrito, Arroio Grande, Herval e Jaguarão –, através da criação de rota turística ferroviária, será discutida hoje, em Arroio Grande, com o coordenador geral de patrimônio ferroviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Tranportes (Dnit), Geraldo Lourenço. O encontro no gabinete do prefeito Jorge Cardozo (PDT) reunirá os administradores das cidades envolvidas e terá a participação do deputado federal Fernando Marroni (PT), idealizador do projeto.

A rota turística ferroviária, denominada Barão de Mauá, aproveitará a estrutura existente. O nome homenageia o político arroio-grandense Irineu Evangelista de Souza, pioneiro na interligação ferroviária entre diferentes regiões do país. Segundo o deputado Marroni, o coordenador do Dnit analisará a malha férrea dos municípios para definir os investimentos necessários e conhecerá as potencialidades da região. O projeto prevê a reforma das linhas férreas e revitalização das estações.

Para o prefeito de Arroio Grande, a iniciativa pode gerar interesse duradouro pelo turismo ferroviário. ‘O projeto revive a história da região e pode aguçar a curiosidade das pessoas’, explica Cardozo. Marroni descarta dificuldades para criar o roteiro. ‘Além de já dispor de rede ferroviária, se for preciso ampliar, a Dorbrás, em Pedro Osório, pode ser útil’, diz, referindo-se à fábrica de dormentes da cidade, hoje desativada. A ligação entre as cidades também seria uma alternativa de transporte de passageiros, em especial, de estudantes que vão até Pelotas.
Fonte: Correio do Povo

2 comentários:

Unknown disse...

Que bacana! Sabes o resultado desta reunião? Espero qu a idéia dê certo.

Rejane Botelho disse...

Oi, Artur
Qdo mais furungamos mais sabemos, sobe por contatos presentes que não foi muito promissor, mas já escrevi para saber em que pé andamos e o que podemos fzer para ajudar.
Abraços, obrigado pelo contato.
PS. Se curtes aspectos arquitetônicos estou c/exposição fotográfica, Detalhes de uma Princesa", convido a apreciar.
Rejane

Internet por energia elétrica

TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS

61,% Assista, Salários

Grande Hotel

Grande Hotel
OPINE

http://movimentogotadagua.com.br/