A interligação de sete municípios da Zona Sul do Estado – Pelotas, Capão do Leão, Pedro Osório, Cerrito, Arroio Grande, Herval e Jaguarão –, através da criação de rota turística ferroviária, será discutida hoje, em Arroio Grande, com o coordenador geral de patrimônio ferroviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Tranportes (Dnit), Geraldo Lourenço. O encontro no gabinete do prefeito Jorge Cardozo (PDT) reunirá os administradores das cidades envolvidas e terá a participação do deputado federal Fernando Marroni (PT), idealizador do projeto.
A rota turística ferroviária, denominada Barão de Mauá, aproveitará a estrutura existente. O nome homenageia o político arroio-grandense Irineu Evangelista de Souza, pioneiro na interligação ferroviária entre diferentes regiões do país. Segundo o deputado Marroni, o coordenador do Dnit analisará a malha férrea dos municípios para definir os investimentos necessários e conhecerá as potencialidades da região. O projeto prevê a reforma das linhas férreas e revitalização das estações.
Para o prefeito de Arroio Grande, a iniciativa pode gerar interesse duradouro pelo turismo ferroviário. ‘O projeto revive a história da região e pode aguçar a curiosidade das pessoas’, explica Cardozo. Marroni descarta dificuldades para criar o roteiro. ‘Além de já dispor de rede ferroviária, se for preciso ampliar, a Dorbrás, em Pedro Osório, pode ser útil’, diz, referindo-se à fábrica de dormentes da cidade, hoje desativada. A ligação entre as cidades também seria uma alternativa de transporte de passageiros, em especial, de estudantes que vão até Pelotas.
Fonte: Correio do Povo
2 comentários:
Que bacana! Sabes o resultado desta reunião? Espero qu a idéia dê certo.
Oi, Artur
Qdo mais furungamos mais sabemos, sobe por contatos presentes que não foi muito promissor, mas já escrevi para saber em que pé andamos e o que podemos fzer para ajudar.
Abraços, obrigado pelo contato.
PS. Se curtes aspectos arquitetônicos estou c/exposição fotográfica, Detalhes de uma Princesa", convido a apreciar.
Rejane
Postar um comentário