08 Março

quarta-feira, outubro 07, 2009



M A N I F E S T E – S E!

Na semana passada a Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou Projeto de Lei que Restringe o uso do fumo em ambientes fechados e públicos, eliminando o espaço de “fumódromos” destes ambientes.

Agora o Prefeito Municipal tem 15 dias para publicar ou vetar a Lei.
Manifeste-se! Vamos cuidar da saúde de nossos filhos, nossos jovens e dos trabalhadores, protegendo-os do adoecimento pela exposição passiva ao tabaco.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Ainda Segundo a OMS, o total de mortes devido ao uso do tabaco atinge cerca de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia e se mantendo as atuais tendências de expansão no seu consumo, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva. Os riscos derivados do tabaco atingem todas as faixas etárias e o tabagista passivo também está exposto ao risco de enfermidades graves e ao óbito decorrente da exposição. O tabagismo passivo é considerado a 3ª causa de morte evitável no mundo. Neste cenário, os trabalhadores expostos a ambientes freqüentados ou utilizados por tabagistas, para uso do fumo, são expostos sistematicamente a fumaça do tabaco de forma passiva, inalando substâncias deletérias a saúde presentes na fumaça e conseqüente adoecimento por esta causa.

Considerando, ainda, a inexistência de tecnologias de exaustão ou ventilação, que elimine os riscos à exposição à fumaça ambiental oriunda do tabaco, apontamos como ineficazes a manutenção de ambientes exclusivos para fumantes.

Medidas eficientes como a adoção de ambientes livres de tabaco, com vistas à proteção da saúde das pessoas, dos consumidores, usuários e trabalhadores e como forma de reduzir e/ou eliminar a iniciação de jovens neste hábito perverso a saúde, devem ser consolidadas em políticas públicas de saúde consistentes e adotadas de forma prioritária na intersetorialidade. Para tanto, consideramos fundamental a garantia do acesso e da oferta de serviços de saúde dirigidos a parcela da população tabagista com o intuito de facilitar o processo de abandono ao hábito de fumar, além de ações intersetoriais dirigidas a promoção e recuperação da saúde. Neste contexto, faz-se necessária a sensibilização e capacitação dos trabalhadores na área da saúde, assim como a instrumentalização dos serviços da saúde para permitir o acesso e o tratamento do tabagismo.

Nenhum comentário:

Internet por energia elétrica

TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS

61,% Assista, Salários

Grande Hotel

Grande Hotel
OPINE

http://movimentogotadagua.com.br/