08 Março

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Carnaval

Qual a origem do Carnaval?
Questinamentos: por que o carnaval todo ano cái em um dia diferente?

Logo pensamos no Brasil. No entanto, esta festa tem início nos cultos agrários da Grécia, antes de Cristo, nos anos de 605 a 527 a.C. Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo. Assim, nos anos antes de Cristo, o carnaval era considerado um evento pagão.

O carnaval pagão começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII a.C. e, termina, quando a Igreja Católica adota a festa em 590 d.C.

Com a chegada do cristianismo, a festa passou a ser regida pelo calendário lunar. Até hoje o ano litúrgico, o mesmo utilizado pela Igreja Católica, é que determina quando deve ser realizado o carnaval. A data do carnaval variará com o dia em que será comemorada a Páscoa, que também é uma data variável, pois varia de acordo com a fase da lua cheia.


A Igreja então instituiu a liberdade para comer carne durante quatro dias seguidos, fazendo com que os católicos criassem um nome para tal festividade: a "carnevale". A "carnevale", também conhecida como festa da carne era uma espécie de preparação para a chegada da quaresma. Período em que os critãos celebravam uma data importante dentro do calendário religioso.

Durante os quatro dias da "carnevale" os cristãos comiam carne como uma forma de despedida deste alimento, porque em seguida ficariam quarenta dias (os quarenta dias da quaresma) sem comer carne, como forma de penitência e preparação para a Páscoa.

Hoje em dia a Igreja prescreve a abstinência de carne e o jejum, neste período após o Carnaval, apenas na Quarta-Feira de Cinzas. Aliás, a Igreja Católica só pede aos fiéis dois dias de jejum e abstinência de carne: na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.

Enfim, permanece a pergunta: o católico deve ou não comemorar o carnaval? O católico pode comemorar o carnaval, desde que respeitando os princípios cristãos, sem se entregar aos excessos permissivos tão difundidos em nossos dias. Afinal de contas, a alegria deve ser uma característica de todo católico.

(texto redigido com base no artigo postado em: http://noticias.cancaonova.com)
pesquisa: Rejane

Nenhum comentário:

Internet por energia elétrica

TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS

61,% Assista, Salários

Grande Hotel

Grande Hotel
OPINE

http://movimentogotadagua.com.br/