08 Março

sexta-feira, outubro 29, 2010

TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS

Nas dependencias do Cemitério São Francisco de Paula em Pelotas, administrado pela Santa Casa, trabalhadores presentes para deixar tudo pronto para população poder fazer as homenagens aos mortos.

Local específico homenagens com velas
 Limpeza
  fotos: Rejane Botelho

Diversas atividades estão programadas para os dias de adoração os mortos no Cemitério, missas e  apresentações culturais. 
Dentre a programação os alunos das Faculdades de Museologia e Antropologia da UFPel com a coordenação dos professores das disciplinas estarão realizando Exposição-itinerante, visando mostrar , resgatar e a valoriza o patrimônio ali existente.
Exposição: Tende Misericórdia de Nós: Um pranto pelo patrimônio Cemiterial de Pelotas

Abertura: 30/10/2010 - 10h
De 10 de outubro à 04/11/2010
Local: Cemitério São Fco de Paula

Esta exposição é o resultado do trabalho dos alunos das disicplinas de Prática em Museus I e Antropologia, Iconografia e Museologia do Bacharelado em Museologia - e dos alunos do Grupo de Estudo Corpo e Performance do Bacharelado em Antropologia, que preocupados com a perda iminente de um importante patrimônio da cidade de Pelotas se propuseram a partir de uma proposta das professoras da disciplina a se aprofundarem no tema. O Cemitério da Santa Casa de Pelotas possui uma riqueza em termos de patrimônio material e imaterial da sociedade pelotense, podendo ser tomado como universo de investigação e, sobretudo, de intervenção em favor da memória.
São 10 banners resultados de ampla pesquisa sobre o assunto patrimônio cemiterial, que tenta mostrar para toda a região a relevância deste tema.
Será itinerante será inaugurada no dia 30/10 as 10 hs no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula ficando neste local até o dia 04/11, quando se transferirá para a Rodoviária de Pelotas onde ficará até dia 14/11 e depois estará exposta em diversos locais da cidade podendo inclusive ir a outros municipios do RS
O Projeto foi coordenado pelas prof Claúdia Turra e Noris Leal e contaram com a participação de mais de 30 alunos que se envolveram nas diferentes etapas desta realização.
Tivemos importantes participações como a da professora Luiza Carvalho, que vem trabalhando desde a sua especialização com o tema arte cemiterial, encontrando-se hj no doutorado, além do trabalho abnegado da fotógrafa Rejane Botelho.
Professora Noris Leal

 

Nenhum comentário:

Internet por energia elétrica

TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS

61,% Assista, Salários

Grande Hotel

Grande Hotel
OPINE

http://movimentogotadagua.com.br/