08 Março

quarta-feira, outubro 03, 2012

Porto Alegre - Praça da Matriz

Praça da Matriz

Situa-se no "coração" da cidade; também é conhecida como a "praça dos poderes", porque ali se localizam os centros decisórios dos poderes executivo, legislativo e judiciário; em breve, também se localizará ali o poder central do Ministéio Público Estadual, que ocupará prédio histórico em reforma; por fim, ali também se localiza a monumental Catedral católica, construída em granito rosa e contendo uma das maiores cúpulas do mundo.

Na sua passagem por Porto Alegre, em julho de 1820, August Saint Hilaire escreveu a respeito da admirável visão da cidade que se podia vislumbrar dali. De fato, a paisagem da Praça da Matriz constitui um dos lugares mais peculiares e encantadores do mundo.
Os primeiros casais de açorianos que vieram a Porto Alegre, em 1752, se estabeleceram na área que atualmente forma a "ponta do Gasômetro"; dali, a vila foi crescendo pela parte baixa, junto ao rio, pelo traçado que atualmente forma a rua Andradas (mais popularmente chamada como "rua da praia"); todavia, como de costume, as Igrejas eram construídas nas partes mais altas dos povoados, e, por isso, entre 1772 e 1773, foi construída na área da atual catedral uma Igreja Matriz, homenageando Nossa Senhora de Madre de Deus; por esta razão, a área em sua frente passou a ser chamada de Largo ou Praça da Matriz. Naquela época (final do século XIX e início do século XX), passaram a ser realizados ali as festas dos Fogos do Espírito Santo, que atraía toda comunidade para a praça. Entre 1846 e 1848, a praça recebeu melhorias, com calçamentos nos alinhamentos leste e oeste. Em 1858, foi inaugurado na sua parte norte o Theatro São Pedro. Em 1865, passou a chamar-se Praça Dom Pedro II. Entre 1883 e 1885, foi urbanizada, com ajardinamentos, arborização e pavimentação de passeios. Em 1914, foi inaugurado seu monumento em homenagem a Júlio de Castilhos. De 1909 a 1921, foi construído o Palácio Piratin; e, em 1921, foi iniciada a construção da atual Catedral.

Desde a proclamação da República, seu nome oficial é Praça Marechal Deodoro, pouco conhecido pelos portoalegrenses, que preferem a denominação original de "Praça da Matriz".

Nenhum comentário:

Internet por energia elétrica

TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS

61,% Assista, Salários

Grande Hotel

Grande Hotel
OPINE

http://movimentogotadagua.com.br/